As palavras e a linguagem têm um enorme poder nas nossas vidas, uma vez que, quando comunicamos, interagimos com os outros, não nos limitamos simplesmente a dizer/falar algo. Na maior parte das situações comunicativas, há determinados objetivos precisos nos nossos atos de fala/atos ilocutórios. Os enunciados podem servir para emitir juízos, expressar emoções, levar os outros a fazerem algo, legitimar a realidade ou, até, criar realidade nova. A linguagem tem, assim, uma função social.
Avaliar os atos ilocutórios implica, portanto, atender-se ao respetivo contexto de produção desses atos bem como à relação do locutor com o(s) seu(s) interlocutor(es), o espaço e o tempo, o universo de referência do que é dito.
Articulando a tipologia dos atos ilocutórios com algumas das marcas linguísticas predominantes, é possível distribui-los da seguinte forma:
Atos ilocutórios assertivos
Traduzem uma posição, uma verdade assumida pelo locutor. Tem como marcas linguísticas predominantes os verbos declarativos (exs.: afirmar, concluir, declarar, dizer, aceitar, etc.), verbos assertivos (exs.: aceitar, admitir, achar, acreditar, considerar, confessar, discordar, negar, responder, entender, etc.),expressões verbais modalizadas(exs.: considerar / achar necessário, possível, certo; colocar a hipótese de, etc.) e asserções simples(afirmativas/negativas).
Exemplos :
. * O Eusébio foi um grande futebolista.
* Acredito que o Sporting será campeão.
Atos ilocutórios directivos
Revelam a intenção de o locutor (através de ordens, sugestões, pedidos, …) conduzir o interlocutor a agir segundo o que lhe é dito, isto é, à realização de uma acção. Expressam ordens, pedidos, conselhos, avisos, sugestões, instruções através de:
* frases de tipo imperativo;
* verbos directivos (exs.: avisar, exigir, implorar, mandar, ordenar, proibir, etc.)
Expressam pedidos de informação/confirmação com base em:
* frases simples interrogativas;
* frases complexas/interrogativas dominadas por verbos de inquirição (exs.: perguntar, interrogar, inquirir, investigar, etc.);
*frases interrogativas negativas com valor positivo.
Exemplos :
* Assine aqui, por favor.
* Não é verdade que demoraste três horas a fazer o teste?
Atos ilocutórios expressivos
Exprimem sentimentos, emoções, estados de espírito do locutor face ao que enuncia. Tem como marcas:
Verbos expressivos (exs.: agradecer, compadecer-se, congratular-se, deplorar, desculpar-se, deplorar, felicitar. lamentar, repudiar, etc.).
Verbos modalizados por advérbios (exs.: achar bem/mal, gostar muito/pouco, etc.);
Frases de tipo exclamativo.
Atos ilocutórios compromissivos
Traduzem o compromisso de o locutor realizar uma acção futura. Tem como marcas:
Frases simples marcadas pelo futuro do indicativo ou outro do mesmo valor;
Verbos compromissivos (exs.: comprometer-se, garantir, jurar, prometer, tencionar, etc.);
Fórmulas de despedida que dêem lugar a compromissos futuros;
Frases complexas, com lógica do tipo condição-consequência, em que a última dá lugar a comprometimento do locutor.
Exemplos:
* Logo falto à aula.
* Se não trouxeres o documento assinado pela tua mãe, não irás à visita.
Atos ilocutórios declarativo
Expressam o poder (reconhecido institucionalmente) de o locutor criar / transformar uma realidade pelo próprio acto de dizer (actos oficiais: casamentos, reuniões, julgamentos) As marcas predominantes:
Frases proferidas por locutores institucional ou individualmente reconhecidos com poder, autoridade;
Verbos declarativos/performativos: declarar, renunciar, nomear, baptizar abrir, encerrar, terminar.
Exemplo :
* Os serviços encerram por hoje.
Atos ilocutórios declarativos assertivos
Pretendem exprimir o que deve ser considerado como uma verdade a seguir, por o locutor possuir uma autoridade específica que é reconhecida pelo interlocutor. Tem como marcas:
Expressões modalizadas: ser fundamental, considerar importante, considerar fundamental, considerar imprescindível.
Exemplos :
* É essencial que o senhor traga todos os comprovativos.
* É a resposta da Teresa que está correcta.