Romantismo foi um movimento literário que começou no final do século XVIII, na Europa, quando alguns escritores abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, e passaram a falar da natureza, do sofrimento amoroso num tom pessoal e repleto de melancólico, fazendo da literatura uma forma de desabafo sentimental. Essa nova tendência começou na Alemanha, chegou à Inglaterra e à França, estendendo-se para outros países.Os escritores voltaram-se para a nostalgia dos tempos medievais, época da formação de suas nações, valorizando os heróis e as tradições populares, numa reação à cultura aristocrática que ainda vigorava. No século XIX, o Romantismo atinge sua maior intensidade, tornando-se um traço marcante do Romantismo como estilo de época.O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário.
O romantismo nas artes plásticas:
Neste sector o romantismo deixou importantes marcas. Artista
como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugéne Delacroix são os maiores
representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza,
os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos nas
suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar
David Friedrich, enquanto que na Inglaterra John Constable traçava obras com
forte critica à urbanização e aos problemas gerados pela revolução industrial.
Na literatura :
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato
na literatura dos séculos XVIII e XIX. OS poetas românticos usavam e abusavam
das metáforas, palavras estrangeiras , frases diretas e comparações. OS
principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais,
a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são : Cantos e
Inocência do poeta inglês William Blake. Os sofrimentos do jovem Werther e
Fausto do alemão Goethe, Baladas Liricas de Wordsworth e diversas poesias de
Lord Byron. Na França, destaca-se OS Miseráveis de Victor Hugo e Os Três
Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
"Não te amo, quero-te: o amor vem d'alma.E eu n 'alma – tenho a calma, A calma – do jazigo. Ai! não te amo, não. Não te amo, quero-te: o amor é vida.E a vida – nem sentida A trago eu já comigo.Ai, não te amo, não! Ai! não te amo, não; e só te queroDe um querer bruto e fero Que o sangue me devora,Não chega ao coração. Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela. Quem ama a aziaga estrela Que lhe luz na má hora Da sua perdição? E quero-te, e não te amo, que é forçado, De mau, feitiço azado Este indigno furor.Mas oh! não te amo, não. E infame sou, porque te quero; e tanto Que de mim tenho espanto, De ti medo e terror... Mas amar!... não te amo, não".
(Poema de Almeida Garrett)
Na Música :
Ocorre a valorização da liberdade de expressão ,
das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos do
cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.
http://www.youtube.com/watch?v=KpOtuoHL45Y
(Franz Liszt)
No teatro :
Aqui o romantismo manifesta-se valorizando a religiosidade, o individualismo, o quotidiano, a subjectividade e a obra de William Shakespeares .Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.
O romantismo em Frei Luís de Sousa:
Apresenta alguns dos tópicos românticos, tais como:
- Sebastianismo - alimentado por Telmo e Maria;
- patriotismo e nacionalismo - além do que decorre do Sebastianismo, deve-se ter em conta o comportamento de Manuel de Sousa Coutinho ao incendiar o seu próprio palácio para impedir que fosse ocupado pelos Governadores ao serviço de Castela;
- crenças e superstições - alimentadas por Madalena, Telmo e Maria, que, sistematicamente, aludiam a agouros, visões, sonhos;
- religiosidade - uma referência de todas as personagens; note-se, no entanto, a religiosidade de Manuel de Sousa Coutinho, que inclui o uso da razão e que determina a entrada em hábito como solução do conflito; Madalena, por exemplo, não compreende a atitude de Joana de Castro, a condessa de Vimioso que se tornou freira (Soror Joana);
- individualismo - o confronto entre o indivíduo e a sociedade é particularmente visível em Madalena;
- tema da morte - a morte como solução dos conflitos é um tema privilegiado pelos românticos; no caso do Frei Luís de Sousa, verifica-se:
- a morte física de Maria (morre tuberculosa);- a morte simbólica de Madalena e de Manuel, que, ao tomarem o hábito, morrem para a vida mundana;- morte simbólica de D. João de Portugal que, depois de admitir que morreu no dia em que sua mulher o julgou morto, simbolicamente, morre uma segunda vez, quando Telmo, depois de lhe ter desejado a morte física como única maneira de salvar a sua menina, o seu anjo (Maria), aceita colaborar com o Romeiro no sentido de afirmar que se trata de um impostor, numa última tentativa de evitar a catástrofe;- morte psicológica de Telmo.