sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Texto Dramático

O texto dramático teve origem no antigo Egipto, tomando forma e desenvolvendo-se mais tarde, na Grécia antiga. A sua origem deveu-se sobretudo a:

-Necessidade de exteriorizar sentimentos;
-Crença que o espírito sobrevive  a morte

O texto dramático é um texto que se destina a ser lido e/ou representado, pode ser escrito em prosa ou em verso e as falas das personagens são introduzidas pelo discurso directo. A acção é apresentada pelas personagens e situa-se num tempo e num espaço. Além destes elementos, há ainda elementos para-linguísticos: as indicações cénicas ou didascálias.

É composto por dois tipos de texto:
1- Texto principal, que corresponde às falas dos atores. É composto por:
  • Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;
  • Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;
  • Apartes – comentários de uma personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelas outras personagens.

2- Texto secundário (ou didascálias, ou indicações cénicas) que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos actores. O texto secundário é composto:

  • pela listagem inicial das personagens;
  • pela indicação do nome das personagens no início de cada fala;
  • pelas informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos, cenas ou quadros);
  • pelas indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens;
  • pelas indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras.
O texto dramático é constituído por 2 estruturas, a estrutura externa e interna:


Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em:
• Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação;
• Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir;
• Desenlace – desfecho da ação dramática.


Quanto á estrutura externa, o texto dramático pode estar dividido em:
·         Atos- que marcam a transição entre os diferentes espaços em que decorre a ação ( a alteração do espaço implica a mudança de ato);


·         Cenas-sempre que uma nova personagem intervém ou deixa de intervir na ação ( entrado ou saído do palco) dá-se a mudança de cena.
PERSONAGENS
   Classificação quanto à sua concepção:


  • Personagens planas (ou personagens-tipo) – não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo social, profissional ou psicológico;
  • Personagens modeladas (ou personagens redondas) – evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e comportamentos vão-se alterando e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador.
Tipos de caracterização:
  • Direta – a partir dos elementos presentes nas didascálias, da descrição de aspectos físicos e psicológicos, das palavras de outras personagens, das palavras da personagem sobre si própria.
  • Indireta – a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador a tirar as suas próprias conclusões sobre as características das personagens.
ESPAÇO
Espaço – o espaço cénico é caracterizado nas didascálias, onde surgem indicações sobre pormenores do cenário, efeitos de luz e som, entre outros. Coexistem normalmente dois tipos de espaço:
  • Espaço representado – constituído pelos cenários onde se desenrola a ação e que equivalem ao espaço físico que se pretende recriar em palco;
  • Espaço aludido – corresponde às referências a outros espaços que não o representado.

TEMPO
  • Tempo da representação – duração da ação, em palco;
  • Tempo da ação ou da história – o(s) ano(s) ou a época em que se desenrola o conflito dramático;
  • Tempo da escrita ou da produção da obra – altura em que o autor concebeu a peça.
INTENÇÕES DO AUTOR
Quando escreve uma peça de teatro, o dramaturgo pode ter uma intenção:
  • Moralizadora (distinguir o Bem do Mal);
  • Lúdica ou de evasão (entretenimento, diversão, riso);
  • Crítica em relação à sociedade do seu tempo;
  • Didáctica (transmitir um ensinamento).






Sem comentários:

Enviar um comentário