quinta-feira, 20 de março de 2014

Espaço Social e Espaço Psicologico da obra "Os Maias"

Espaço Social
A burguesia e a alta aristocracia decadentes e corruptas. Cumpre um papel eminentemente crítico. O Jantar no Hotel Central é onde o herói, Carlos, contacta pela primeira vez com o meio social lisboeta, e em que é dada uma visão fortemente critica das limitações da mentalidade da sociedade portuguesa. As corridas de cavalos onde há a denuncia da mentalidade provinciana. O jantar em casa dos Gouvarinho em k se critica a mediocridade mental e a superficialidade das classes dirigentes. O episódio do jornal A Tarde em k se desmascara o parcialismo, o clientelismo partidário, a venalidade e a incompetência dos jornalistas da época. Sarau literário do teatro da Trindade, em que se criticam a superficialidade e a ignorância da classe dirigente.O Passeio final de Carlos e Ega em Lisboa, traduz o sentido de degradação progressiva e irremediável da sociedade portuguesa, para a qual não é visualizada qualquer saída airosa.

Espaço psicológico
representa as emoções, afectividades e intimo das personagens, revela e desencadeia estados de espírito, intimamente relacionados com a subjectividade. É uma forma de penetrar “nas zonas de vivência intima (sonhos, emoções, reflexões) de determinadas personagens” que desempenham papeis mais relevantes na acção, como Carlos (reflexões sobre o parentesco que o liga a Mª Eduarda, visão do ramalhete e do avo após o incesto e a contemplação de Carlos a Afonso, já morto, Cap. XVII) e Ega (reflexões e inquietação após a descoberta da identidade de Mª Eduarda, Cap. XVI).

Educação n'Os Maias

O tema surge como um dos principais factores da mentalidade do Portugal romântico por oposição ao Portugal novo, voltado para o futuro. Pedro da Maia e Eusebiozinho protagonizam a educação tradicionalista e conservadora, enquanto Carlos recebe a educação inglesa. A incapacidade de enfrentar as contrariedades ou a capacidade para se tornar interveniente na sociedade são as consequências imediatas dos processos educativos opostos.



























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