Drama ou tragédia?
No texto “ Memória ao Conservatório Real”, Garrett refere
que, apesar de se contentar com o titulo de drama para a sua obra ,esta
apresenta características do antigo género trágico (“contento-me para a minha
obra com o titulo modesto de drama: só peço que não a julguem pelas leis que
regem, ou devem reger, essa composição de forma e índole nova ; porque a minha,
se na forma desmarece de categoria, pela índole há-de ficar pertencendo sempre
ao antigo género trágico.”).
Ora a tragédia clássica centra a sua acção num conflito
entre os Homens e os deuses : á arrogância do ser humano ao ansiar pela
liberdade, os deuses respondem com um castigo que se traduz na catástrofe. Por outro
lado, o drama romântico assenta no real, que resulta da combinação do sublime e
do grotesco; o drama espelha a realidade social num dado momento e retrata o
homem como vítima do destino e dos deuses, mas como ser responsável pelos seus próprios
actos e paixões.
Características da tragédia
clássica presentes em Frei Luís de Sousa
- Existência de um número
reduzido das personagens.
- Personagens pertencentes a
estratos sociais elevados.
- Condensação do tempo em
que a acção decorre.
- Existência de poucos
espaços.
- Acção sintética, isto é,
existe um número reduzido de acções a convergir para a acção trágica.
- Reminiscência do coro da
tragédia classica em Frei Jorge e Telmo Pais.
- Existência de momentos que
retardam o desenlace trágico.
- Ambiente trágico marcado por uma solenidade clássica.
- Presença de elementos da tragédia clássica como :
Ananké ( destino) – responsável pela ausência e
cativeiros de D. João de Portugal durante vinte e um anos e pela mudança da família
de Manuel Sousa Coutinho para o palácio de D. João de Portugal;
·
Hybris (desafio) – presente essencialmente no
casamento de Dona Madalena com Manuel de
Sousa Coutinho, sem a confirmação da morte do seu primeiro marido, e no
incendio do palácio de Manuel Sousa Coutinho pelo próprio;
·
Agón ( conflito) – manifesta-se a nível psicológico
nos conflitos interiores e dilemas vividos por Telmo e Dona Madalena;
·
Anagnórisis (reconhecimento) – momento de
identificação do romeiro como D. João de Portugal.
·
Peripéteia (peripécia) – aparecimento de D. João
de Portugal e as suas consequências imediatas- ilegitimidade do casamento de
dona Madalena e de Manuel Sousa Coutinho, ilegitimidade de sua filha, morte espiritual do casal ;
·
Climax( a tensão emocional vai aumentando
gradualmente ate ao momento da maior tensão emocional)- final do segundo ato,
com o reconhecimento do romeiro;
Pathos (sofrimento) - sofrimento das diversas personagens devido
ás incertezas que as assolam, aso sentimento de culpa (no caso de D. Madalena)
e á dissolução da família;
·
Katastrophé (catástrofe)- morte de Maria,
separação e morte espiritual do casal,
desgosto de Telmo e consciencialização de D. João de que já não faz parte do
mundo daqueles que amou;
·
Cathársis (purificação) – renuncia ao prazer
mundano pelo casal, que se refugia no convento , e ascensão de Maria ao espaço
celeste, devido á sua inocência.
Características do drama romântico presente
em Frei Luís de Sousa:
- o texto escrito em prosa;
- a critica social aos preconceitos que
vitimam inocentes (como Maria);
- a situação real que subjaz á ação da
peça, o que reitera a preocupação de Garrett com a verdade e a realidade dos acontecimentos;
- o Homem como alvo de atenção analítica;
- A exaltação dos valores patrióticos e
nacionais (sobretudo através de Manuel Sousa Coutinho) ;
- as superstições e agouros populares que
retratam a cultura portuguesa ;
- a religião crista como um consolo;
- o realismo psicológico que caracteriza a transformação
dos sentimentos de Telmo, dividido entre o amor a D. João e a D. Maria de
Noronha;
- a projecção da experiência pessoal do
autor, que possuía uma filha ilegítima de Adelaide Pastor Deville, por quem se
apaixonara ainda casado com Luísa Midosi;
- a morte de Maria em palco;
- o não cumprimento da lei das três unidades
da tragédia (unidade de ação , de espaço e de tempo)
-
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