O Parnasianismo surgiu como reacção ao Romantismo sentimentalista (piegas), humanitarismo e apologético(idealista). E, quase pelas mesmas razões, afasta-se ainda do realismo poético . Ao contrário das escolas citadas a que se opõe, o Parnasianismo não é nem pretende ser uma arte útil, comprometida. Antes propugna o ideal da «arte pela arte», uma arte impassível, serena, plástica, mera reprodução da realidade em formas e cores, uma arte onde, mais ou menos, se adivinha o primado do estilo.
Os parnasianistas consideravam que nem o romantismo nem o realismo eram capazes de mostrar ou revelar os conceitos de belo, perfeito e equilibrado. O romantismo era incapaz de o fazer porque idealizava um mundo que não era o real; o realismo também se mostrava ineficaz porque abordava temáticas demasiado polémicas para serem analisadas serena e tranquilamente.
Por estes motivos, o parnasianismo voltou-se para a realidade exterior, directamente observável. Abordaria temas do quotidiano, servindo de repórter/pintor daquilo que era observado. A arte deveria ser uma mera pintura da realidade testemunhada, sem abordar temáticas polémicas nem deixar transparecer sentimentos. Os parnasianistas defendiam o que hoje é tomado como a arte fotográfica, uma arte sem emoções que conferem subjectividade e não expõem a realidade tal qual ela é.
Deste modo, a arte devia ser plástica, minuciosa, mera reprodução de formas e de cores, valorizando o culto da beleza, o aprimorado artesanato do poeta. A arte parnasianista servia-se a si própria, procurando a serenidade, o espectador, a eleição da forma, a fixidez escultórica.
Podemos descobrir no Parnasianismo duas características essenciais:
A poesia volta-se agora para o mundo exterior. Substitui os temas subjectivos por temas objectivos, afastando do seu conteúdo quaisquer elementos polémicos bem como preocupações político-sociais. Há o repúdio claro por tornar a arte útil, para a colocar ao serviço da sociedade. É difícil, senão mesmo impossível, que o artista crie uma obra sem lhe comunicar um pouco do seu modo de ser pessoal. De qualquer modo, o poeta exporá esses temas tais quais se lhe apresentam na realidade, esforçando-se por não os desfigurar com o sentimentalismo.
A expressão literária exacta e correcta
O esmero da forma é uma das preocupações básicas do Parnasianismo. A objectividade dos temas deve ser expressa em formas impecavelmente correctas, nítidas, picturais, perfeitas, adequadas, evitando qualquer adorno exagerado.
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